/ Academia Baiana De Educação

Salvador vai comemorar os 400 anos de canonização de São Francisco Xavier

São Francisco Xavier é padroeiro de Salvador e das Missões de toda a Igreja Católica

De 3 a 12 de março, os católicos soteropolitanos vão comemorar os 400 anos de canonização de São Francisco Xavier, padroeiro das Missões de toda a Igreja e também padroeiro de Salvador.

Orientador espiritual da Devoção ao Padroeiro de Salvador, o padre Ângelo Magno Carmo Lopes informa que as homenagens vão começar nesta quinta-feira, dia 3 de março, às 7h, com a celebração da Missa Devocional a São Francisco Xavier na Paróquia de Sant'Ana do Rio Vermelho.

"Teremos também um Tríduo Peregrino nas Comunidades Católicas consagradas a Xavier em Salvador, mas o grande dia das homenagens será no dia 12, quando toda a Igreja Católica irá comemorar os 400 anos de canonização do Padroeiro das Missões", explica.

O Tríduo Peregrino de São Francisco Xavier acontece pela segunda vez em Salvador graças à integração da Devoção ao Padroeiro com os párocos Thiago Kern (Cabula), Gabriel Mota (Sete de Abril) e Carlos Augusto (Mata Escura).

No dia 09 de março, às 19h, o Tríduo será celebrado na Comunidade São Francisco Xavier do Saboeiro. A comunidade integra a Paróquia Ceia do Senhor e Santo André Apóstolo no Cabula.

No dia 10, às 19h30, o Tríduo Peregrino irá para a Comunidade São Francisco Xavier do Jardim Nova Esperança, que integra a Paróquia Nossa Senhora do Carmo no Sete de Abril.

E no dia 11, às 19h, o Tríduo Peregrino será celebrado na Comunidade São Francisco Xavier da Brasilgás, que integra a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Mata Escura.

Dia da Festa - A Paróquia de Sant'Ana do Rio Vermelho irá sediar no dia 12 de março, às 9h, uma palestra do Irmão Marcos Epifânio Barbosa Lima, SJ (Companhia de Jesus). Ele é autor do livro "São Francisco Xavier, uma vida entregue à missão" (Apostolado da Oração/Edições Loyola) que será lançado na mesma ocasião.

Após o lançamento do livro, às 10h, o bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida vai celebrar uma missa em homenagem aos 400 anos de canonização do Padroeiro de Salvador.

Fonte Bahia Notícias

São Francisco Xavier foi o missionário que mais contribuiu para a expansão da Igreja Católica pelo mundo. Em 1927, o Papa Pio XII o proclamou como Padroeiro Universal das Missões, juntamente com Santa Teresinha do Menino Jesus.